[Ajuda] Escolha de distribuição de GNU/Linux

Started by Skorzen, August 17, 2007, 07:29:51 PM

Previous topic - Next topic

Skorzen

Boas pessoal,

Visto que vós sois uns entendidos nisto de GNU/Linux e eu sou um completo pato gostaria que me aconselhassem uma versão que fosse fácil de manejar, já viesse com as drivers gráficas e respectivas resoluções, etc. (tipo Fedora), drivers de som (costumo ter sempre problemas neste campo) e drivers de rede. Quero algo simples, essencialmente para trabalho, office, net e afins. Nada de jogos.

Desde já o meu obrigado.

masterhard

faz uma lista de hardware antes de mais nada e depois ve-se uma distro mais a medida
Se o mundo te virar costas, nao vires costas ao mundo, vai-lhe ao cu!
Se a Muralha da China pegasse fogo, seria a maior firewall do Mundo!
blacksheep-----fake hosting services since 1$ only for fake businessman----sponsored by ASAE
Oferecemos Cursos de Coveiro WebTuga --> O primeiro em Portugal com MBA da Independente incorporado
"Well, I guess it would be nice if I could touch your body" --George Michael\'s \'Faith\'
Sing these words in a recording studio, and you win Album of the Year. Say them in a public bathroom, and you get busted.
The basic difference is this: hackers build things, crackers break them.
O novo Windows será o Se7en. Será uma sequela do famoso filme de terror Se7en?
MADNESS?? THIS Is SPARTTTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!
Sponsored by InTeRnEt SeRiOuS BuSiNeSs and MiCrOsOfT SeRiOuS BuSiNeSs!
MCSE -> Minesweeper Consultant and Solitaire Expert
VISTA -> Virus Infection and Spyware Transmission Architecture

Skorzen

Quotefaz uma lista de hardware antes de mais nada e depois ve-se uma distro mais a medida

Do meu PC?

Mobo: Intel D915PGN
Processador: P4 Prescott 560J @ 3.4 GHz
RAM: 1 GB DDR400
Gráfica: GeForce 6200 TC
Placa de som: SoundBlaster X-Fi XtremeAudio
Disco: Seagate 200 GB

Através do site http://www.zegeniestudios.net/ldc foram-me aconselhadas as distribuições Mandriva, Freespire, OpenSuSE e Ubuntu.

Já usei Ubuntu antes e tive uns problemas a configurar as minhas colunas 5.1...

Quais destas distribuições vocês acham preferível a um novato como eu?

masterhard

blacksheep-----fake hosting services since 1$ only for fake businessman----sponsored by ASAE
Oferecemos Cursos de Coveiro WebTuga --> O primeiro em Portugal com MBA da Independente incorporado
"Well, I guess it would be nice if I could touch your body" --George Michael\'s \'Faith\'
Sing these words in a recording studio, and you win Album of the Year. Say them in a public bathroom, and you get busted.

Navyseal

Quotefaz uma lista de hardware antes de mais nada e depois ve-se uma distro mais a medida

Do meu PC?

Mobo: Intel D915PGN
Processador: P4 Prescott 560J @ 3.4 GHz
RAM: 1 GB DDR400
Gráfica: GeForce 6200 TC
Placa de som: SoundBlaster X-Fi XtremeAudio
Disco: Seagate 200 GB

Através do site http://www.zegeniestudios.net/ldc foram-me aconselhadas as distribuições Mandriva, Freespire, OpenSuSE e Ubuntu.

Já usei Ubuntu antes e tive uns problemas a configurar as minhas colunas 5.1...

Quais destas distribuições vocês acham preferível a um novato como eu?

Porque não experimentas uma de cada dessas: Mandriva, OpenSuSE e Freespire?

Podes sacar nacional daqui:

Mandriva 2007

Gnome
KDE

OpenSuSE 10.2

CD1
CD2
CD3
CD4
CD5

Download internacional

Freespire 2.0

Linux Mint 3.0

Este 2 últimos são baseados no Ubuntu poderão resolver os problemas que tinhas ou não.
Já conheces o meu novo blog? http://slayeralfa.blogspot.com

nDray

Arch desde quando, para quem é "um completo pato"??

enfim....

Fedora é muito boa, mas não preenche o teu requisito do "trazer os drivers gráficos"... Isto, se te referes aos prorietários da nVidia, claro, tens sempre os nv, vesa, etc..... No entanto, se quiseres os nVidia e outro software prorietário, só tens de dar uma vista de olhos aqui.
É a que aconselho... É bastante rápida, e serve bem para o que queres.... Nem vale a pena dizer que Linus Torvalds a tem instalada na maioria dos seu computadores, hoje em dia.....

Ubuntu é um mundo mais repleto, podes preferir....

Mandriva é uma distro que eu considero muito considerada para o mundo comercial........

openSUSE pode ser uma boa solução, também, mas é a que eu considero trazer mais lixo agarrado ao sistema......
Um colega meu usa openSUSE há mais de meio ano, sem WIndows nem outras tralhas, e não sabe nada de Linux, ainda.......

Quanto ao 5.1.... Eu também tenho um sistema, e há coisa de três anos lembro-me que não havia suporte... Sinceramente, nunca mais me preocupei com isso........

Let\'s communicate one byte at a time :)

masterhard

QuoteArch desde quando, para quem é "um completo pato"??

enfim....

entao, nao e a primeira vez, usou ubuntu :

Skorzen

Quotefedora core, ubuntu ou arch :

Já experimentei o Fedora e o Ubuntu. O Fedora é bom porque me instala os drivers gráficos como deve ser, facilitando trabalho. O Ubuntu vem com uma resolução nativa de 1024x768 @ 60 Hz e dá algum trabalho (penso eu de que!) a configurar o resto e também tive alguns problemas com o som, em ambos. Vou experimentar esse Arch.

Vou também experimentar o openSUSE.

Mais tarde darei notícias.

Obrigado.

trmanco

Já experimentei o Fedora e o Ubuntu. O Fedora é bom porque me instala os drivers gráficos como deve ser, facilitando trabalho. O Ubuntu vem com uma resolução nativa de 1024x768 @ 60 Hz e dá algum trabalho (penso eu de que!) a configurar o resto e também tive alguns problemas com o som, em ambos. Vou experimentar esse Arch.

Obrigado.

No Ubuntu 7.04 não....

Pelo menos no meu vinha a 1280*1024 :|

Skorzen

Obrigado.

No Ubuntu 7.04 não....

Estou neste momento a usar essa versão do Ubuntu e não consigo usar acima de 1024x768 @ 60 Hz, sem alterar nada (de raíz).

trmanco

Obrigado.

No Ubuntu 7.04 não....

Estou neste momento a usar essa versão do Ubuntu e não consigo usar acima de 1024x768 @ 60 Hz, sem alterar nada (de raíz).

Só se é por ter uma gráfica na Nvidia...

nDray

A questão da resolução gráfica não é assim tão linear..... Normalmente não é "nativa" do sistema.... Depende da detecção que os scripts fazem e dos drivers utilizados....

Para utilizar resoluções maiores do que as que aparecem nos menus de configuração no Gnome/KDE, etc, é preciso mexer no xorg.conf.... Não é nada do outro mundo.... Um estudozinho do modo de configuração deste ficheiro só faz bem a muita gente.....

Skorzen

QuoteA questão da resolução gráfica não é assim tão linear..... Normalmente não é "nativa" do sistema.... Depende da detecção que os scripts fazem e dos drivers utilizados....

Para utilizar resoluções maiores do que as que aparecem nos menus de configuração no Gnome/KDE, etc, é preciso mexer no xorg.conf.... Não é nada do outro mundo.... Um estudozinho do modo de configuração deste ficheiro só faz bem a muita gente.....

Tenho de ver se me informo mais sobre isso...

E já agora porque é que não tenho som? Já andei a mexer no alsamixer e tal mas nada...

myamrus

As placas de Som X-FI não funcionam em Linux, parece que o ALSA não tem suporte, ainda, e parece que vai ser por bastante tempo. Eram para ser lançadas as primeiras drivers agora no verão mas ainda não apareceu nada, é pena

Teotónio Ricardo

1024x768 @ 60 Hz < ainda há quem tenha monitores 15"...

Eu eu!

nDray

masterhard

nDray

Navyseal

Já conheces o meu novo blog? http://slayeralfa.blogspot.com

Skorzen

QuoteAs placas de Som X-FI não funcionam em Linux, parece que o ALSA não tem suporte, ainda, e parece que vai ser por bastante tempo. Eram para ser lançadas as primeiras drivers agora no verão mas ainda não apareceu nada, é pena

Isso é muito mau porque assim não posso ouvir música com a devida qualidade...
Alguém confirma a afirmação do myamrus?