Autor Tópico: [Programas] Free software awards  (Lida 9987 vezes)

Offline nDray

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Programas] Free software awards
« em: Julho 27, 2007, 01:44:02 pm »
LAST CHECK: 10 - Novembro - 2007


Por todo o lado temos sido alvejados com as notícias do BTuga e outros serviços de partilha ilegal de ficheiros.... Muita gente usa software pirateado porque, muitas vezes, é o mais falado, e nem sequer se dá ao trabalho de testar outras soluções.

Este tópico terá como utilidade a divulgação de software livre/open source para windows e que substitua os programas que usamos no dia-a-dia.

Começo por apresentar o meu sistema quase completo. O uso que faço é internet, desenvolvimento, e pouco mais.


 :arrow: Multimédia:


-> Codecs:

- K-Lite codec pack standard (FREE)
 Costumava usar o codec pack all in one, mas parece ter morrido ultimamente... Como não preciso de encoding, o a versão standard parece-me trazer mais do que preciso....

- Comunity Combined Codec Pack (FREE)
 Não sei se é pelo nome, se pela aparência da página (eu defendo o comunismo, ou uma aproximação ligeira pela direita), mas este pack passa agora a ser o meu favorito. Os utilizadores com placas gráficas ATI poderão ter que consultar isto, caso tenham problemas com WMVs, mas de resto funciona tudo como é suposto...

- Real Alternative (FREE)
- QuickTime Alternative (FREE)
 Estes dois evitam que instale realplayer e quicktime player, uma vez que não gosto deles.


-> Reprodução:

- GOM (FREE)
 Este reprodutor é semelhante ao VLC (OS), mas acho-o melhor, suportando mesmo mais formatos. Para quem não conhece nenhum destes, são reprodutores que descartam codecs para reproduzir vídeos e som. O VLC tem código aberto, o GOM não. Apesar de o gom ser excelente, eu uso os codecs acima porque, por vezes, prefiro ver filmes no windows media player, ou outro, e dá sempre jeito ter codecs. Além disso, para divx/xvid, configuro o GOM para usar os ditos, porque os embutidos são um tanto ou quanto lentos. O quicktime e real alternatives são mais para integração com os browsers.

- SMPlayer (OS)
 Deixei de usar GOM para optar por algo mais aberto, com MPlayer por detrás, e foi SMPlayer o vencedor. Uma aproximação minimalista é MPUI

- foobar2000 (FREE)
 Não se deixem enganar pela simplicidade da página oficial, ou mesmo pela do programa porque este reprodutor é, na sua simplicidade, o melhor que alguma vez vi. Muito leve, com excelente qualidade e alguma capacidade para customização, através de plugins. Para quem o achar demasiado feio como "vem", uma simples pesquisa no google por "foobar customization" ou "customize foobar" resolve.


-> Edição:

- Avidemux (OS)
 A edição de vídeo que faço não vai além do corte de clips, e coisas semelhantes. Este programa serve-me muito bem, suporta milhentos formatos de vídeo, sem codecs necessários.
 
 Se o objectivo for simplesmente conversão, experimente-se
- SUPER (FREE)
 A página oficial é simplesmente aparvalhada... Dá-se 30 voltas ao site todo para que se encontre os links para download.... O programa talvez valha a pena... Suporta áudio, também. download (scroll to bottom).

- Audacity (OS)
 Editor de áudio, dispensa apresentações... Quanto a mim também não me excedo além do corte de musiquinhas, para fazer toques reais, por exemplo, mas serve de muito mais.

- IrFanView (FREE)
 No que toca a captura de screenshots, crop de imagens, este programa é excelente. Suporta inumeros formatos de imagem, é simplesmente excelente.


-> Backup/Gravação:

- Burrrn (OS)
 Para gravação de cds de áudio, este programa serve para tudo o que preciso... Só tenho usado com mp3, mas tem um vasto suporte de formatos. Baseado em cdrdao, tem estado com pouca actividade, mas penso que não morreu .

- ImgBurn (FREE)
 Quem conheceu a qualidade do DVD Decrypter, sabe que ImgBurn não pode deixar nada a desejar... ImgBurn continua onde DVD Decrypter ficou.... CD, DVD, DVD-DL, BluRay, HDDVD, o que queiram... Mas gravação de dados/imagens, apenas.
 
 Um projecto que ainda me parece demasiado "fresco" mas onde deposito alguma confiança para o futuro, é o
- InfraRecorder (OS).
 Baseado em cdrtools, está bastante activo, e prevê-se (pelo menos da minha parte) um grande futuro em suite de gravação de dados/áudio.

- DVD Shrink (FREE)
 Backup de filmes em DVD... Este projecto parece-me acabado, mas como não estou por dentro do "negócio", não sei que alternativas têm aparecido.....


 :arrow: Desenvolvimento/Produtividade:


-> C/C++

- MinGW (OS)
 Trata-se de um instalador simples de GCC em ambientes Windows. Uso pois é um excelente compilador. Para adicionar a possibilidade de correr os comandos na consola do windows (gcc file.c, g++ file.cpp, etc) é necessário adicionar a pasta com os executáveis (C:MingWbin) À variável de sistema "path". (para isso basta ir à consola e executar: set path=%path%;C:MinGWbin).

- gVIM (OS)
 gVim pode ser feio, complicado, o que quiserem mas, para mim, é o melhor editor de texto do mundo... Para usar como editor de código, é simplesmente fantástico... A indentação é a melhor que já vi, bem como o highlight de sintaxe, e suporta praticamente todas as línguas. Para aprender a usar o vim, é muito bom ler o vimtutor. (Iniciar > Todos os Programas > Vim > Vim Tutor).
 Usado juntamente com MinGW fica simplesmente excelente... por ex, para compilar o ficheiro que tou a programar:
 :w (salvo)
 :!gcc -o prog.exe prog.c (compilo)
 :!prog.exe (executo)
 mais pormenores, é estudá-lo......

- Visual C++ Express (FREE)
 Para projectos mais complexos dá jeito ter uma suite de desenvolvimento, e nesse aspecto poucos discordam que as suites do Visual Studio são as melhores para windows.
 Para C apenas, dar uma boa vista de olhos em LCC-Win32 (FREE) (pesquisem site para download...).

- Code::Blocks (OS)
 Excelente IDE também para trabalhos mais complexos, mas desta, capaz de se integrar com milhentos compiladores...


-> Office:

- OpenOffice (OS)
  Ninguém precisa de ler mais nada, pois não...?


 :arrow: Internet:


-> Comunicação:

- Pidgin (OS)
 Provavelmente o melhor mensageiro multi-protocolo do momento... IRC, MSN, Yahoo, ICQ, sei lá... TUDO!

- MSN Messenger (FREE)
 Indiscutivelmente o mensageiro mais usado de Portugal... Por vezes sou forçado a usá-lo porque, como a microsoft está sempre a lançar novos protocolos, muitos mensageiros ainda não suportam mensagens offline, e outras habilidades....

- Miranda IM (OS)
 Com alguma paciência, os plugins certos e uma certa habilidade, qualquer utilizador transforma este mensageiro multi-protocolo no melhor em toda a terra... É extremamente poderoso, apesar da simplicidade.... Adoro-o, mas de momento não posso dispensar-lhe a atenção que exige.

- VoipCheap (FREE)
 A par com VoipBuster e VoipDiscount (eu ainda não percebo muito bem porque é que eles são todos o mesmo.... ) são excelentes serviços de voIP, com minutos grátis para numeros fixos em muitos países. Quando acabam os minutos, basta fazer outro registo, usando o mesmo e-mail, até!!

- X-Chat (OS)
 Eu fico extremamente revoltado pelo facto de não haver UM cliente de IRC decente para windows que seja grátis. O X-Chat é excepção... Mas só no facto de ser um cliente decente... Aliás, é o melhor que conheço, mas se quisermos a última versão para windows, somos forçados a contribuir com cerca de 15€ para o projecto (licensa vitalícia).... Eu sou um bocado (grande) contra os motivos que eles dão para a versão windows ser paga, mas mesmo assim reconheço que é um excelente programa, e quem não estiver disposto a contribuir para o projecto, pode sempre usar versões compiladas "em casa", só que demoram um bocado a aparecer, ou não suportam scripts, etc.... Consultar este site para versões grátis.


-> Downloads:

- wxDownload Fast (OS)
 Gestor/acelerador de downloads. É muito bom... O meu único defeito, actualmente, é que não suporta os redireccionamentos que alguns downloads implicam, como os do rapidshare, e é chato porque tenho conta, mas continua a ser muito bom. No fim dos downloads faz sempre o cálculo do md5sum dos ficheiros recebidos... Parece que são os únicos a lembrar-se de coisas úteis.

- Orbit Downloader (FREE)
 Para quem quer um gestor de downloads mais "feature-rich" pode experimentar este... Suporta mesmo download de conteudos de sites de streaming como Pandora, Youtube e MySpace!!

- Free download manager [FDM] (FREE) by SparkT
Gestor e acelerador de downloads completamente gratis! É o que actualmente utilizo e acho bastante bom!


-> Outros:

- Hamachi (FREE)
 Para quem não sabe configurar redes mas, principalmente, para quem quiser fazer com que computadores distantes entre si, na internet, ajam como se estivessem numa LAN... Fantástico, dá muito jeito.


 :arrow: Utilitários/Tweaking:


- 7-Zip (OS)
 Talvez um dos melhores utilitarios de compressão de ficheiros da actualidade... Suporta os formatos mais frequentes (zip, tar.gz, rar (descompressão apenas), etc..)

- System Information for Windows (FREE)
 Quem usava everest e sentiu a falta da licensa livre, pode agora usar este... Disponibiliza toda e mais alguma informação sobre o hardware/software do sistema.

- Crap Cleaner (FREE)
 Limpeza de discos, correcção de entradas de registo.... Pequena suite muito capaz, para optimização de sistema.

- Eusing Free Registry Cleaner (FREE)
 Um dos melhores pesquisadores de entradas de registo obsoletas... Muito bom mesmo.

- NT Registry Optimizer (FREE)
 Depois de limpar o registo, comprime-se e desfragmenta-se, para melhorar o acesso.

- Tweak UI (FREE)
 Uma interface amigável para configurar algumas características intrínsecas do sistema... É um programa que uso praticamente uma vez por instalação do windows, mas dá bastante jeito. Outro que uso é o ClearType Tuner (na mesma página) para configurar a suavização de texto no monitor.

- Foxit Reader (FREE)
 Para quem defende que o Adobe Acrobat Reader é muito pesado, ou simplesmente estúpido, ... Muito pequeno, muito bom. Carece de integração com firefox, por exemplo, mas não deixa de ser excelente.


 :arrow: Segurança:

- AVG Antivirus Free (FREE)
 Já todos conhecem... Eu, pessoalmente, não sou grande fã do motor de Kaspersky, caso contrário usaria o Active Virus Shield?. Outras menções honráveis são Avast! Home Edition (FREE) e Avira Antivir (FREE)

- Spybot Search & Destroy (FREE)
 Talvez o melhor anti-spyware existente, talvez não.... Outro digno de ser falado, Ad-Aware (FREE)

- Comodo Firewall (FREE)
 Recentemente classificada como a melhor firewall (grátis ou não) do mercado...

- NoScript (OS)
 Para os utilizadores de Firefox, esta extensão é um MUST! Apesar de bloquear annoyances indesejáveis, impede que os sites executem scripts no nosso browser. Podíamos desactivar o javasript, mas desse modo não o teríamos para sites em que é necessário... Com esta extensão fazemos a gestão dos sites em que confiamos e nos que vale mais ter um pé atrás.

Sinceramente, sou um pouco leigo em matéria de segurança, porque sou muito pouco susceptível a infecções... Talvez porque saiba que o maior factor desencadeador de infecções informáticas é a ignorância do utilizador... Mesmo assim devo ter muitos apoiantes nestas minhas escolhas.


 :arrow: Jogos:

- Wormux (OS)
 Alternativa para Worms, ainda em 2D....

- TrackMania Nations (FREE) by SparkT[/i]
 simulador (irrealista) de corridas. Muito bom para jogar em rede com os amigos (ou não xD) ou para completar desafios... Bastante bom em termos gráficos, mas usa mais CPU que GPU :S

- WarRock (FREE) by NeoX[/i]
 First Person Shooter online.

- Tremulous (OS) by trmanco[/i]
 FPS baseado em equipas... Aliens contra Humanos.........

- OpenArena
 Um jogo com o motor do Quake 3... Agora com bots!

Não tenho mais nada a assinalar... No meu computador, é tudo... Aguardo comentários e sugestões, vamos melhorar a lista!


Let\'s communicate one byte at a time :)

Offline masterhard

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.appletuga.com
[Programas] Free software awards
« Responder #1 em: Julho 27, 2007, 01:46:42 pm »
muito bom, podias por inamovivel
Se o mundo te virar costas, nao vires costas ao mundo, vai-lhe ao cu!
Se a Muralha da China pegasse fogo, seria a maior firewall do Mundo!
blacksheep-----fake hosting services since 1$ only for fake businessman----sponsored by ASAE
Oferecemos Cursos de Coveiro WebTuga --> O primeiro em Portugal com MBA da Independente incorporado
"Well, I guess it would be nice if I could touch your body" --George Michael\'s \'Faith\'
Sing these words in a recording studio, and you win Album of the Year. Say them in a public bathroom, and you get busted.
The basic difference is this: hackers build things, crackers break them.
O novo Windows será o Se7en. Será uma sequela do famoso filme de terror Se7en?
MADNESS?? THIS Is SPARTTTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!
Sponsored by InTeRnEt SeRiOuS BuSiNeSs and MiCrOsOfT SeRiOuS BuSiNeSs!
MCSE -> Minesweeper Consultant and Solitaire Expert
VISTA -> Virus Infection and Spyware Transmission Architecture

Offline nDray

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Programas] Free software awards
« Responder #2 em: Julho 27, 2007, 01:48:21 pm »
estou sem poderes xD


Let\'s communicate one byte at a time :)

Offline masterhard

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.appletuga.com
[Programas] Free software awards
« Responder #3 em: Julho 27, 2007, 01:51:07 pm »
pronto...alguem que meta x\\'D
Se o mundo te virar costas, nao vires costas ao mundo, vai-lhe ao cu!
Se a Muralha da China pegasse fogo, seria a maior firewall do Mundo!
blacksheep-----fake hosting services since 1$ only for fake businessman----sponsored by ASAE
Oferecemos Cursos de Coveiro WebTuga --> O primeiro em Portugal com MBA da Independente incorporado
"Well, I guess it would be nice if I could touch your body" --George Michael\'s \'Faith\'
Sing these words in a recording studio, and you win Album of the Year. Say them in a public bathroom, and you get busted.
The basic difference is this: hackers build things, crackers break them.
O novo Windows será o Se7en. Será uma sequela do famoso filme de terror Se7en?
MADNESS?? THIS Is SPARTTTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!
Sponsored by InTeRnEt SeRiOuS BuSiNeSs and MiCrOsOfT SeRiOuS BuSiNeSs!
MCSE -> Minesweeper Consultant and Solitaire Expert
VISTA -> Virus Infection and Spyware Transmission Architecture

Offline trmanco

  • Global Moderator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://trmanco.com
[Programas] Free software awards
« Responder #4 em: Julho 27, 2007, 01:54:06 pm »
Só falta os jogos

Offline Teotónio Ricardo

  • Administrator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.teotonio.pt
[Programas] Free software awards
« Responder #5 em: Julho 27, 2007, 02:30:06 pm »
Falta ai um dos mais importantes, o Firefox...

Offline nDray

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Programas] Free software awards
« Responder #6 em: Julho 27, 2007, 02:35:06 pm »
Citar
Falta ai um dos mais importantes, o Firefox...

Nem me dei ao trabalho, porque a falar em Firefox, sentia-me obrigado a falar em opera, maxthon, k-meleon, safari, netscape... Browsers não estão implicados na questão do software pirateado... Pelo menos a sua maioria.


Let\'s communicate one byte at a time :)

Offline RaPtOr

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Programas] Free software awards
« Responder #7 em: Julho 27, 2007, 07:02:24 pm »

Offline nDray

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Programas] Free software awards
« Responder #8 em: Julho 27, 2007, 07:07:37 pm »
Ui isto não é, de longe, a lista de software livre que existe.... Eu fiz a selecção do que considero melhor e uso!! Como compreendes, eu não uso 5 antivirus nem 500 antispywares, nem 20000 "o que quer que seja"...


Let\'s communicate one byte at a time :)

Offline GettinBetter

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Programas] Free software awards
« Responder #9 em: Julho 27, 2007, 07:46:50 pm »
Grande tópico nDray bastante completo! Algum mod que o ponha em inamovível sff  :wink:

Offline SparkT

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Programas] Free software awards
« Responder #10 em: Julho 27, 2007, 08:07:17 pm »
Fazendo uma pequena contribuição para a parte de Downloads:

- Free download manager [FDM] (FREE)
Gestor e acelerador de downloads completamente gratis! É o que actualmente utilizo e acho bastante bom!

Offline NeoX

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Programas] Free software awards
« Responder #11 em: Julho 27, 2007, 08:36:24 pm »

Offline SparkT

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Programas] Free software awards
« Responder #12 em: Julho 27, 2007, 09:51:13 pm »
Aproveitando a onda de jogos

- TrackMania Nations
Simulador de corrida interessante completamente gratuito. Especialmente desenvolvido para a tão conhecida ESCW!

Offline Navyseal

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://slayeralfa.blogspot.com
[Programas] Free software awards
« Responder #13 em: Julho 27, 2007, 10:04:24 pm »
aMSN uma alternativa mais leve ao MSN e suporta mensagens offline, clips de voz, webcam e outras cenas.
Já conheces o meu novo blog? http://slayeralfa.blogspot.com

Offline nDray

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Programas] Free software awards
« Responder #14 em: Julho 27, 2007, 10:08:34 pm »
Citar
aMSN uma alternativa mais leve ao MSN e suporta mensagens offline, clips de voz, webcam e outras cenas.

Acredito que sim mas eu, das poucas vezes que me arrisquei a aventurar-me por aMSN, tenho a dizer que não gostei nada.... E em windows não é com grande convicção que direi ser mais rápido que o msn messenger, ou windows live mesenger....


Let\'s communicate one byte at a time :)

Offline trmanco

  • Global Moderator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://trmanco.com
[Programas] Free software awards
« Responder #15 em: Julho 28, 2007, 01:24:00 pm »

Offline petersaints

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Programas] Free software awards
« Responder #16 em: Abril 02, 2009, 04:37:05 pm »
Muito útil... utilizo alguns desses programas referidos. Hei-de de depois verificar se conheço/uso mais algum que não esteja na lista!
--- petersaints ---

Offline Elpower

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://elpowersoft.pt.vu/
[Programas] Free software awards
« Responder #17 em: Abril 05, 2009, 01:07:45 am »
Eu conheço um site recheado de jogos gratuitos:
Caiman.us

E de softwares gratuitos e com código, só para me gabar se é que entendem, conheço o meu site:
O meu site

 

Sitemap 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49