[/align:fac46f6b02]
A instalação do Apache + MySQL + PHP em Windows pode ser difÃcil. Na maioria das vezes, não conseguirá fazer o parse dos ficheiros php à primeira. Para resolver esses problemas foram criados programas que instalam tudo de uma vez e que já vêm com tudo configurado.
Mas caso goste de fazer as coisas por si e de saber como se faz, este tutorial vai ajudá-lo na instalação de todos os ficheiros.
[font=Century Gothic:fac46f6b02]1º Passo - Download dos Ficheiros[/font:fac46f6b02]Fazer o download do PHP (vamos usar a versão 5.2.3), Apache (será usada a versão 2.2.4) e MySQL (5.0.45).
Os ficheiros estão disponÃveis em:
http://www.php.net/http://www.apache.org/http://www.mysql.com/[font=Century Gothic:fac46f6b02]2º Passo - Instalação do Apache[/font:fac46f6b02]Provavelmente a parte mais fácil da instalação. Aqui vamos instalar o Apache, para podermos ficar com um servidor Web no computador, e na rede local (aquilo a que se chama Intranet).
O instalador do Apache vai-lhe pedir para introduzir o Network domain, o Server Name e o Administrator\\'s Email Address. Vai preencher com os seguintes dados:
Network domain: localdomain
Server name: localhost
No campo Administrator\\'s Email Address vai colocar o seu email. Seleccione "for All users, on Port 80, as a Service -- Recommended", que vai-lhe facilitar o acesso pelo browser, onde apenas terá que escrever
http://localhost/, em vez de
http://localhost:8080/, e fará o apache arrancar com o Windows.
Não modifique mais nada nos parâmetros de instalação.
No final da instalação terá o Apache Service Monitor na sua System Tray, onde pode iniciar, parar e reiniciar os servidores.
[font=Century Gothic:fac46f6b02]3º Passo - Teste do Apache[/font:fac46f6b02]No seu browser vá até
http://localhost/.
Caso apareça a mensagem "It Works!", o seu server está configurado e pronto a correr ficheiros html, pois precisa de instalar o php para ele ler ficheiros php.
No caso de não aparecer nada no seu browser, reinicie o servidor no Apache Service Monitor. Caso ainda não dê, reinstale o Apache e verifique se colocou os parâmetros correctos.
[font=Century Gothic:fac46f6b02]4º Passo - Instalação do PHP[/font:fac46f6b02]O PHP consegue fazer a configuração automática com o Apache, mas não fica configurado para correr tudo, como as short tags e as ASP tags.
Corra o instalador do PHP. Vai-lhe ser perguntado em que servidor Web você está a configurar. Seleccione "Apache 2.2.x Module". Depois disto, o PHP vai-lhe pedir o directório do ficheiro de configuração (httpd.conf) do Apache. Caso tenha instalado o Apache no directório default, o ficheiro está em "C:ProgramasApache Software FoundationApache2.2conf". Atenção que o nome do directório Programas muda consoante a lÃngua em que o Windows está.
Deixe agora o instalador fazer a sua magia.
[font=Century Gothic:fac46f6b02]5º Passo - Teste do PHP[/font:fac46f6b02]Para testar o PHP vai criar uma página com um script php que lhe indica os dados sobre o PHP.
Abra o Bloco de Notas e copie para lá o script indicado a seguir. Grave depois na pasta htdocs do Apache, com o nome "info.php".
<html><head><title>Informações do meu servidor</title></head>
<body>
<phpinfo>
</body></html>
No seu browser escreva
http://localhost/info.phpCaso não tenha funcionado passe para o passo seguinte. Se funcionar, pode saltar para o passo 7, mas é aconselhável fazer o passo 6 também.
[font=Century Gothic:fac46f6b02]6º Passo - Configuração Manual do PHP[/font:fac46f6b02]Abra o ficheiro de configuração do Apache (httpd.conf) e procure pelas seguintes linhas, que costumam estar no fim.
PHPIniDir "C:\\php5\\"
LoadModule php5_module "C:\\php5\\php5apache2_2.dll
Caso elas não estejam em lado nenhum, adicione-as no fim. Vamos agora abrir o ficheiro mime.types e adicionar no fim de tudo as seguintes linhas:
application/x-httpd-php php
application/x-httpd-php-source phps
Abra agora o ficheiro php.ini (localizado na pasta do php) e procure as seguintes linhas:
short_open_tag = Off
asp_tags = Off
Mude de Off para On (tem que ter a primeira letra em maiúscula) em ambas.
Grave tudo e escreva
http://localhost/info.php no seu browser. Caso funcione avance para o próximo passo, se não funcionar, reveja tudo o que fez neste passo.
[font=Century Gothic:fac46f6b02]7º Passo - Configuração do Apache[/font:fac46f6b02]Neste passo vamos configurar o Apache para correr os ficheiros index.php ao escrever
http://localhost/.
Procure a linha " DirectoryIndex index.html" e substitua por " DirectoryIndex index.html index.php". Coloque o php à frente do html no caso de ir usar mais ficheiros php.
Finalizado este passo teremos o Apache configurado para correr pelo
http://localhost/ ficheiros index.php.
[font=Century Gothic:fac46f6b02]8º Passo - Instalação e Configuração do MySQL[/font:fac46f6b02]Inicie o instalador do MySQL. Neste instalador não vai configurar nada, pois as configurações são feitas depois por um assistente. Não mude os parâmetros que não sabe o que fazem. Faça next nas mensagens do MySQL Enterprise. Deixe marcada a caixa "Configure the MySQL Server now"
Vamos agora passar à configuração.
Seleccione "Standart Configuration" e passe ao seguinte.. Marque a caixa "include Bin Directory in Windows PATH" e passe ao seguinte. Defina a password root,
não permita o acesso remoto nem crie uma conta anónima.
Carregue agora em Execute e espere que o assistente configure. Se tudo tiver corrido bem, vai agora configurar o PHP para lhe dar acesso ao MySQL.
[font=Century Gothic:fac46f6b02]9º Passo - Configurar o PHP com o MySQL[/font:fac46f6b02]Faça o backup dos ficheiros de configuração do PHP e do Apache, pois vai alterá-los com a nova instalação do PHP. Faça então uma cópia de cada ficheiro e coloque-o na mesma pasta ou noutra. Adicione no fim ".backup".
Corra agora o instalador do PHP. Agora, em vez de deixar o default, vai configurar o PHP para correr o MySQL. Quando o PHP pede para escolher os ficheiros para instalar, vá até Extensions e localize o MySQL. Seleccione a função de instalar no disco local.
Faça agora delete aos ficheiros httpd.conf e php.ini e tire o ".backup" do final dos ficheiros copiados.
Abra o ficheiro php.ini e procure a linha ";extension=php_mysql.dll" e remova o ";". Agora procure pela linha "mysql.allow_persistent = On" e coloque em On caso não esteja.
O MySQL deverá estar instalado, mas no entanto não conheço nenhuma maneira de testar o MySQL. Tente por isso instalar o WordPress ou qualquer outro sistema que precise de MySQL para ver se está configurado.
O tutorial acaba aqui. Agora é só utilizar o seu server Web para desenvolvimento / hospedagem dos seus ficheiros.