Autor Tópico: [duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar  (Lida 8966 vezes)

Offline edgefencer

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« em: Julho 09, 2007, 04:33:09 pm »
Bem, o meu problema e o seguinte:

Eu não tenho a certeza acerca de que disciplinas optar no 10 ano, dai tb n tenho a certeza de que curso depois no ensino superior. Quero ficar na escola onde me encontro agora (visto que e das melhores da regiao...) mas nela so posso mesmo optar por  ciencias Fisico-quimicas e geologia e biologia (ah, vou para ciencias e tecnologias...). Eis o problema. Eu queria seguir ou Medicina ou Engenharia, em especial Aeronautica, Aeroespacial ou Electromecanica, e estas disciplinas servem perfeitamente para qualquer uma, mas tenho na mesma de optar ou por Fisica ou por quimica (vou para o exame de Biologia, isso n tenho duvidas...)no 12º e o receio de que, se optar por engenharia, n va tao preparado como se optasse por geometria descritiva, que so poderia ter noutra escola... Tambem não sei se devia seguir medicina ou engenharia, pois nao sei muito bem onde há mais saidas e procuras, principalmente a nivel privado...

Podiam dar as vossas opinioes? e desculpem se isto esta muito confuso...

Offline EmptyxD

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gametuga.com
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« Responder #1 em: Julho 09, 2007, 04:43:39 pm »
Se a tua escola é tão boa porque não tem um psicólogo que te ajude?

Sei que aquilo pode parecer para malucos, mas é necessário para te ajudar e te dar conselhos.
Achoqueabarradeespaçoestacomalgumproblema

Offline Laf_angel

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« Responder #2 em: Julho 09, 2007, 04:57:55 pm »
Na minha antiga escola, quando passei para o 10º ano, a minha turma era guiada por 3 psicologos, mas é engraçado, numa turma de 22 alunos, quase todos serviam para ir para Arte. Agora estou em ciencias e tecnologias, nao precisei de nenhum psicologo para me dar conselhos nem nada disso! É um curso que tem saida... No meu caso, escolhi logo as duas disciplinas (Fisica e Quimica e Biologia e Geologia). Por isso, se estas no mesmo curso, e se queres seguir medicina, tens que ter boa media mesmo, para poderes entrar na faculdade (é claro), é um bocado complicado o que escreveste, mas acho que tens de pensar bem, e lutares por aquilo que queres mesmo! Ou Medicina ou Engenharia!
Sempre disseram: Ah num sei que! A geometria descritiva é muiiiiito dificil!!!! NAO! Tenho gente conhecida e diz que é totil facil e tiras excelentes notas! (se tiveres jeito)... Mas medicina existe muita saida! O problema é entrares para a faculdade!
(desculpa se esta um bocado confuso!... mas sei que alguem daqui irá ajudar-te muito mais do que eu)


Abraços.  :boa:

Offline p0wd3r

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« Responder #3 em: Julho 09, 2007, 04:58:20 pm »
Citar
Se a tua escola é tão boa porque não tem um psicólogo que te ajude?

Sei que aquilo pode parecer para malucos, mas é necessário para te ajudar e te dar conselhos.

Psicólogo não é psiquiatra, menino. São coidas diferentes.

Offline sp3c

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« Responder #4 em: Julho 09, 2007, 05:19:37 pm »
se eu seguisse s concelhos da psicologa da escola, esta hora era ou jardineiro ou biologo (foi resultado dos testes que ela fez)

acho bem que te aconselhes com quem sabe, ouve e no fim decide pela tua cabeça... eu perdi um 10º ano porque nao sabia bem o que queria


Fisica é importante para engenharias

Biologia é importante para medicina

geometria descritiva, no meu tempo so se tinha no agrupamento de Artes, nao sei como funciona agora mas sempre ouvi dizer que era facil, informa-te bem e no fim se quizeres fazer exame a isso pode ser que com uns meses de explicações chegue, mas informa-te com quem sabe

Offline edgefencer

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« Responder #5 em: Julho 09, 2007, 06:56:34 pm »
muito obrigado pelas respostas. Nao me preocupa minimamente com as medias, pois isso nao e um problema para mim (posso estar a ser convencido, mas e a verdade :wink: ).

e eu  ate fui ao psicologo, nesta caso psicologa, mas honestamente, não me convenço muito com os resultados, pois ela disse-me que devia seguir um curso que tivesse mais a haver com historia e arqueologia ou entao para serviços juridicos, que eu não era virado para ciencias. Ora, eu acho que isso esta um pouquiiinho mal...

Geometria descritiva era de facto uma opçao bastante boa para mim, mas não existem alunos suficientes interessados na disciplina de forma para criar uma turma na minha escola (penso que sao 10 no minimo...).

Offline scotty

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« Responder #6 em: Julho 09, 2007, 09:28:19 pm »
se não te preocupas, começa a preocuparte lol, chegaste ao secundario lol, muita gente que tinha 5 a tudo no ciclo depois capute lol, alguns ainda la andam lol, na te metas á sombra da bananeira lol

Offline EmptyxD

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gametuga.com
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« Responder #7 em: Julho 09, 2007, 09:31:06 pm »
Citar
Citar
Se a tua escola é tão boa porque não tem um psicólogo que te ajude?

Sei que aquilo pode parecer para malucos, mas é necessário para te ajudar e te dar conselhos.

Psicólogo não é psiquiatra, menino. São coidas diferentes.

Sim mas pelo menos os comentários que ouço por pessoas da minha idade é que Psicólogo é para malucos, claro que também pode ser mas há escolar e os outros psicólogo.

Só disse isso porque ele pode ser um desses que faz esses comentários.

Esclarecido?
Achoqueabarradeespaçoestacomalgumproblema

Offline tanuska

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« Responder #8 em: Julho 11, 2007, 01:14:49 am »
Edgefencer, o teu topico ta um pouco confuso, ao que percebi vais para o 10º ano e tens de optar ou por Biologia e Geologia ou por Fisica e Quimica. E assim, se escolheres FQ no 10º depois nao podes ter biologia e geologia no 11º (pelo menos na minha escola e assim, e eu penso que isto e mesmo a nivel geral...), pode sim ter geometria descritiva. Se escolheres Biologia e Geologia no 10º podes perfeitamente depois optar por FQ no ano seguinte (11º).
Se fizeres a segunda escolha faras exame de Biologia e Geologia no 11º ano e de FQ no 12º...
Não sei se era isto que pretendias, espero ter ajudado!



Offline edgefencer

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« Responder #9 em: Julho 11, 2007, 01:36:46 pm »
Tanuska, eu posso perfeitamente seguir ambos os cursos no 10º e fazer os exames no 11º, depois teria de fazer no 12º um exame penso que ou de fisica, ou de quimica, e depois ou de biologia ou de geologia...

Offline tanuska

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« Responder #10 em: Julho 11, 2007, 11:29:40 pm »
OK. Ha escolas em que tens de optar por uma no decimo e por outra no 11º. Eu entendi que era esse o teu caso! Sorry, nao ajudei muito!
Nesse caso ainda nao entendi muito bem a tua duvida!



Offline eLson

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.radioupalala.net
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« Responder #11 em: Julho 12, 2007, 10:46:14 am »
Eu entre para o de ciencias e tecnologias e não curto aquilo ... faço as disciplinas mas as únicas que eu gosto emsmo são Aplicações informáticas na altura em que davamos corel e Flash e Educação física... estes dias cheguei a conclusão que devia estar em artes e eu provavelmente vou fazer algumas disiciplinas desse agrupamento (como geometria descritiva) para conseguir entrar em artes na Universidade da MAdeira (curso de Arte e Multimédia).
Alguém me podia explicar o que se faz em geometria descritiva?

Offline tanuska

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« Responder #12 em: Julho 18, 2007, 02:52:30 am »



Offline lycosman

  • Global Moderator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« Responder #13 em: Julho 18, 2007, 02:25:35 pm »
Citar
Citar
Se a tua escola é tão boa porque não tem um psicólogo que te ajude?

Sei que aquilo pode parecer para malucos, mas é necessário para te ajudar e te dar conselhos.

Psicólogo não é psiquiatra, menino. São coidas diferentes.

Então quer dizer que os psiquiatras é que são pa malucos?? Eu sou maluco? Os psiquiatras, tal como os psicólogos, são para quem precisa deles, e não se tem que ser necessariamente maluco.
Hooray for chainsaws :3


Offline agfrg

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.afonsogarcia.com/blog/
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« Responder #14 em: Julho 18, 2007, 02:38:56 pm »
Citar
OK. Ha escolas em que tens de optar por uma no decimo e por outra no 11º. Eu entendi que era esse o teu caso! Sorry, nao ajudei muito!
Nesse caso ainda nao entendi muito bem a tua duvida!

Actualmente isso não é assim.

Eu tb vou para o 10º agora e sei isso. O governo alterou e agora tens que começar as 2 no mesmo ano obrigatoriamente.

Offline tanuska

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« Responder #15 em: Julho 19, 2007, 12:31:43 am »
Nao sei. So se for este ano. Na minha escola no ano passado ainda se optava por uma! Agora pode ter mudado!



Offline ana barros

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« Responder #16 em: Agosto 01, 2007, 11:46:43 am »
Actualmente ainda é assim, temos q optar em uma disciplina qando se entra para o secundario, o que acontece é q muitas escolas nao o fazem. Eu sou do funchal ja estou no 12, mas quando entrei para la tive q optar por uma ou outra, mas tenho outros amigos que nao. Isto é uma opção criada pelas escola, a maior parte decide que no 10 os alunos tem q ter as duas, mas à outras que nao.
Mas, respondendo à tua pergt a minha opiniao é escolher biologia e geologia no 10 ano, pois se escolheres no 10, realizaras o exame no 11, como biologia e geologia é uma disciplina bienal tens q fazer exame dos dois anos, tal como acontece com a fisico-qimica, mas a biologia tem muitos mais conceitos que se decore, 4 livros é muito, e chega ate a ser muito complicado. Como a biologia e geologia é uma disciplina fundamental pa qem qer seguir cursos de ciencias, e por isso uma especifica em que é obrigatorio tira 95 pontos, na minha opniao é melhor fazer n o 11 pois nao à mais nenhuma disciplina a "atrapalhar" podemos apenas se dedicar aquela, e como exige muito estudo acho q deveria ser escolhida no 10 ano. Mas se estas em duvida com engenharia talves seja melhor ponderares e ver aquilo que preferes, pois fazer uma especifica no 12 com mais 2 ou 3 disciplinas quase pegadas é muito mais complicado. Espero ter ajudado em alguma coisa .

Offline Dextro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.nonsensebb.com
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« Responder #17 em: Agosto 01, 2007, 01:32:23 pm »
Citar
Actualmente ainda é assim, temos q optar em uma disciplina qando se entra para o secundario, o que acontece é q muitas escolas nao o fazem. Eu sou do funchal ja estou no 12, mas quando entrei para la tive q optar por uma ou outra, mas tenho outros amigos que nao. Isto é uma opção criada pelas escola, a maior parte decide que no 10 os alunos tem q ter as duas, mas à outras que nao.
Mas, respondendo à tua pergt a minha opiniao é escolher biologia e geologia no 10 ano, pois se escolheres no 10, realizaras o exame no 11, como biologia e geologia é uma disciplina bienal tens q fazer exame dos dois anos, tal como acontece com a fisico-qimica, mas a biologia tem muitos mais conceitos que se decore, 4 livros é muito, e chega ate a ser muito complicado. Como a biologia e geologia é uma disciplina fundamental pa qem qer seguir cursos de ciencias, e por isso uma especifica em que é obrigatorio tira 95 pontos, na minha opniao é melhor fazer n o 11 pois nao à mais nenhuma disciplina a "atrapalhar" podemos apenas se dedicar aquela, e como exige muito estudo acho q deveria ser escolhida no 10 ano. Mas se estas em duvida com engenharia talves seja melhor ponderares e ver aquilo que preferes, pois fazer uma especifica no 12 com mais 2 ou 3 disciplinas quase pegadas é muito mais complicado. Espero ter ajudado em alguma coisa .

E já pensaram que essas duas disciplinas são importantes como especificas para entrar na universidade e diferentes de curso para curso? Pensem no futuro que querem seguir e não no que é "mais facil" porque o estado dificultou ainda mais as coisas. Conheço um gajo que na altura teve de escolher no 12º entre fisica e química e só no fim do ano é que se lembrou que para o curso que queria precisava de fisica. Conclusão: teve de repetir o ano porque não passou no exame. Não queiram ter esse problema quando têm de fazer a escolha 2 anos mais cedo do que ele.



Offline AkilA

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« Responder #18 em: Agosto 01, 2007, 09:08:10 pm »
Citar
Bem, o meu problema e o seguinte:

Eu não tenho a certeza acerca de que disciplinas optar no 10 ano, dai também n tenho a certeza de que curso depois no ensino superior. Quero ficar na escola onde me encontro agora (visto que e das melhores da regiao...) mas nela so posso mesmo optar por  ciencias Fisico-quimicas e geologia e biologia (ah, vou para ciencias e tecnologias...). Eis o problema. Eu queria seguir ou Medicina ou Engenharia, em especial Aeronautica, Aeroespacial ou Electromecanica, e estas disciplinas servem perfeitamente para qualquer uma, mas tenho na mesma de optar ou por Fisica ou por quimica (vou para o exame de Biologia, isso n tenho duvidas...)no 12º e o receio de que, se optar por engenharia, n va tao preparado como se optasse por geometria descritiva, que so poderia ter noutra escola... Tambem não sei se devia seguir medicina ou engenharia, pois nao sei muito bem onde há mais saidas e procuras, principalmente a nivel privado...

Podiam dar as vossas opinioes? e desculpem se isto esta muito confuso...

é axim... se fores pa medicina.. podes usar tanto Fkimika como Biologia/Geologia... e para a maior parte das engenharias usa-se a fkimika...

pexoalmente acho que é melhor optares por Biologia/Geologia em vez de geometria descritiva pk assim podes seguir ambas as coisas...

com a geometria descritiva ficas mais limitado nas tuas opções...

No meu caso devo ir pa engenharia do ambiente (em principio) e nunka tive geometria descritiva...

Pensa bem **

 8)

Offline masterhard

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.appletuga.com
[duvida|entrada no secundario] que disciplinas optar
« Responder #19 em: Agosto 01, 2007, 10:07:16 pm »
pah, e uma coisa que nao entendo, passam a vida a mudar as coisas, no meu tempo tinha que escolher agrupamento e nao disciplinas, eu tive que gramar disciplinas que sao viradas para medicina e eu queria seguir informatica :
no entanto a turma era metade informatica e metade medicina -.-, no entanto nao podia escolher disciplina nenhuma, fui obrigada a ter frances porque eu sempre fui de ingles desde o 5 ano :x (foi a explicacao que me deram)
reprovei o 10 ano mais que uma vez, poruqe tinha disciplinas que eram um entrave para mim, e tambem eu era rebelde e so queria computador da biblioteca pra surfar na internet, toda viciada, dread e a gatafunhar as paredes com grafittis :x
so me atinei quando fui para um profissional de informatica, isso sim e que foi alegria pra mim, passear os livro e ensinar os professores x\\'D

eu andei em escolas que odiava andar la pela ma fama que tinham, e um sacrificio que fiz estupidamente para ter o 9 ano, eu vi que o 10 ano que tentava tirar com aquelas disciplinas para medicina(eu ate gostava de tar nos laboratorios de biologia nos microscopios e as aulas de ciencias eram muito produtivas, em media eram 3 horas e tinha panos para mangas para discutir teses com a professora, entretanto estudei sismologia e tinha aulas de chines(ou japones, nem sei) que nunca fui, tinha aulas de apoio a matematica, e interrompi para ir para o profissional, porque por muito que eu fosse boa nesta disciplina e outras, durante aquele tempo sempre tive aquele amor aos computadores, era um dado adquirido ter esta afinidade com maquinas inteligentes(ou tentam ser )


so disse isto porque acho que uma pessoa tem que seguir o que realmente sonha e nao poruqe a disciplina tal e mais facil ou porque esta escola e toda xpto, ir pelos caminhos faceis so pra arrumar com os estudos nao e solucao, pelo menos no meu caso foi uma ilusao, (hoje em dia no mercado de trabalho nao chega ser um tecnico generalizado de informatica, mas sim, e importante ter uma especializacao, para melhor arranjar emprego, senao fica-se de parte), mas sim que permitam ter o curso que sonham, para um dia terem a profissao que sonham, porque sonhar ainda continua a ser motivacao para se atingir objectivos pessoais

quem sabe, alguem daqui pode ir para a nasa?  8)
Se o mundo te virar costas, nao vires costas ao mundo, vai-lhe ao cu!
Se a Muralha da China pegasse fogo, seria a maior firewall do Mundo!
blacksheep-----fake hosting services since 1$ only for fake businessman----sponsored by ASAE
Oferecemos Cursos de Coveiro WebTuga --> O primeiro em Portugal com MBA da Independente incorporado
"Well, I guess it would be nice if I could touch your body" --George Michael\'s \'Faith\'
Sing these words in a recording studio, and you win Album of the Year. Say them in a public bathroom, and you get busted.
The basic difference is this: hackers build things, crackers break them.
O novo Windows será o Se7en. Será uma sequela do famoso filme de terror Se7en?
MADNESS?? THIS Is SPARTTTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!
Sponsored by InTeRnEt SeRiOuS BuSiNeSs and MiCrOsOfT SeRiOuS BuSiNeSs!
MCSE -> Minesweeper Consultant and Solitaire Expert
VISTA -> Virus Infection and Spyware Transmission Architecture

 

Sitemap 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49