Tecnologia > Programação

[Apresentação] Linguagem Java

(1/2) > >>

sp3c:
Em 1991 a Sun Microsystems, iniciou o projecto Green Project, o projecto foi orientado por Patrick Naughton, Mike Sheridan, e James Gosling, o principal objectivo era a criação de uma linguagem de programação que podesse produzir software isento de erros para funcionar em qualquer aparelho eletronico. Eles acreditavam que em algum tempo haveria uma convergência dos computadores com os equipamentos e eletrodomésticos usados pelas pessoas no seu dia-a-dia.

13 pessoas trabalharam arduamente durante 18 meses. No verão de 1992 eles emergiram de um escritório de Sand Hill Road no Menlo Park com uma demonstração funcional da idéia inicial. O protótipo chamava-se  *7 (leia-se “StarSeven”), um controle remoto com uma interface gráfica touchscreen. Para a apresentação do projecto foi criado uma mascote, que hoje em dia é conhecido por todo a comunidade de java, o Duke


Duke

James Gosling decidiu denominá-la de “Oak”, que significa carvalho, uma árvore que ele podia observar quando olhava pela janela.
A equipa achava que uma boa ideia seria controlar televisões e filmes. Eles construíram um demo a que deram o nome “MovieWood”, mas infelizmente era muito cedo para que os filmes por encomenda assim como as empresas de TV por cabo pudessem rentabilizar o negócio... Uma grande ideia na epoca errada.

A sorte é que o boom da Internet aconteceu, e rapidamente estabeleceu-se uma grande rede interactiva. Era este tipo de rede interactiva que a equipa do *7 estava a tentar vender ás empresas de TV por cabo.

James Gosling foi incumbido da tarefa de adaptar o “Oak” para a Internet e em Janeiro de 1995 foi lançada uma nova versão do “Oak” que foi redenominada de Java. (Java é um termo calão usado na california para café.)

Foi o estático HTML dos browsers que promoveu a rápida disseminação da dinâmica tecnologia Java. A velocidade dos acontecimentos seguintes foi assustadora, o número de utilizadores cresceu rapidamente, grandes fornecedores de tecnologia, como a IBM anunciaram suporte para a tecnologia Java.

Desde o seu lançamento, em maio de 1995, a plataforma Java foi adotada mais rapidamente do que qualquer outra linguagem de programação na história da computação. Em 2003, Java atingiu a marca de 4 milhões de programadores em todo mundo.


Em novembro de 2006 a Sun decidiu fazer historia e tornar a linguagem OpenSource, disponibilizando-a através da licença GNU/Linux




As vantagens de aprender Java

A linguagem Java não está limitada a ambientes Windows. (multi-plataformas) Caso contrário, não poderia ser usada nos sistemas de informação principais e seus servidores (normalmente UNIX ou Mainframes).

Java (JDK, EJB, JSP, etc) é uma arquitectura aberta, extensível, com várias implementações, o que a torna independente do fornecedor.

Java é uma linguagem poderosa, rodeada de API\\'s eficazes e completas.

Java é uma linguagem descomprometida, aceite inclusive nos meios universitários como uma boa linguagem para a aprendizagem, o que facilita o recrutamento de técnicos.

As tecnologias Java são desenvolvidas e apoiadas por dezenas de empresas, dispensando assim os seus utilizadores da dependência de um único fornecedor. Este facto traz enormes vantagens, quer em termos económicos, quer de qualidade de produtos e serviços.


Como começar

Em primeiro deve-se perceber bem o conceito de Programação Orientada a Objectos

Conhecer a linguagem de programação C é uma mais valia, muita da sintax é igual

e por fim, força de vontade


Fonte:
Portugal-a-programar.org
java.pt
wikipedia

sp3c:
o topico anterior é grande, peço desculpa por isso, quando nao tiverem nada para fazer leiam, usem o forum para aprender coisas novas, se alguem se interessar por Java e precisar de dicas, podem enviar-me MP


Cumprimentos

KTachyon:

--- Código: ---
class JustSayHello {

 public static void main {

  JustSayHello jsh = new JustSayHello();

  jsh.go();

 }



 public void go() {

  System.out.println("Hello!!!");

 }

}
--- Fim de Código ---

Mas sou mais fã de Obj-C. Mas para trabalhar com Strings, o Java rula muito.

sp3c:
o que é obj-c? alguma derivação de C#  C++?

masterhard:
gostei muito do topico, bem explicado, a sun tem sempre truques na manga x)
e ja agora, ola duke!  

object-c e C orientado a objectos

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Sitemap 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 
Ir para versão completa